Baseado em valores éticos e no desenvolvimento responsável, o Grupo Olfar dá mais um passo importante com a publicação do seu Relatório de Sustentabilidade 2023. O documento apresenta as principais conquistas e avanços no ano, reafirmando o compromisso com o meio ambiente, as pessoas e a continuidade dos negócios.
Acesse o relatório e saiba mais sobre os projetos que impulsionam nosso compromisso com a sustentabilidade.
O Grupo Olfar trabalha constantemente para incorporar fontes renováveis na matriz energética do país, visando a construção de um futuro sustentável. Desta forma, o compromisso com os aspectos socioambientais permeia toda a cadeia produtiva, tendo em vista o alto potencial do biodiesel como um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, com papel importante na redução das emissões globais de gases de efeito estufa.
A RenovaBio é um programa do Ministério de Minas e Energia, que institui a Política Nacional de Biocombustíveis. Essa iniciativa estabelece metas de descarbonização, tendo como objetivos colaborar com o tratado mundial sobre mudanças climáticas (Acordo de Paris), promover a expansão dos biocombustíveis na matriz energética Brasileira e assegurar previsibilidade para o mercado de combustíveis, induzindo ganhos de eficiência energética e de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa.
Todas as usinas de produção de biodiesel da Olfar possuem a certificação RenovaBio, que é atribuída às empresas produtoras de biocombustíveis levando em conta a sua Nota de Eficiência Energético Ambiental. Essa nota reflete exatamente a contribuição da empresa para a mitigação de uma quantidade específica de gases de efeito estufa em relação ao seu substituto fóssil.
A Usina de Biodiesel da Olfar em Porangatu/GO obteve a certificação RenovaBio para emitir mais de 1,39 milhão de créditos de descarbonização por ano. Em linha com a Política Nacional para Biocombustível, a usina se torna a maior emissora de CBios do Brasil. Isso faz de Porangatu a primeira usina de biodiesel com potencial para superar a barreira de um milhão de CBios por ano. Esse resultado atesta o compromisso do Grupo Olfar com a sustentabilidade, por meio das práticas adotadas que visam antipoluição. O CBios são títulos emitidos com base nas emissões de carbono que foram reduzidas. Cada tonelada de CO2 que deixa de ser emanada gera um crédito de carbono.
A Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA) de Porangatu também pontua que a usina tem o 13º biodiesel mais limpo dentre as certificadas, podendo emitir um CBio a cada 378,2 litros de biodiesel fabricados. Na média, o setor tem 65,78 gCO2eq/MJ o que permitiria a emissão de um CBio para cada 458,5 litros. No ano passado, a usina fabricou 114,6 milhares de m³ de biodiesel o que permitiria a emissão de 247 mil créditos. Importante pontuar que a usina só começou a produzir biodiesel, de fato, em maio de 2021. Com uma média de produção mensal de 14,3 mil m³, se estivesse ativa desde o começo do ano a produção poderia ter atingido 171,8 mil m³ de biodiesel e, nesse caso, poderia gerar 370,6 mil CBios.
A transformação de óleo de fritura reciclado em biocombustível traduz o significado de uma produção sustentável de ponta a ponta. Esta prática contribui não só para a preservação, mas também para a reeducação e conscientização da população com relação ao descarte correto deste resíduo que, quando eliminado indevidamente, provoca grande impacto nos sistemas de esgoto, trazendo prejuízo para a natureza e para a sociedade como um todo.
A Olfar atua no fomento à implantação de florestas energéticas através de uma sólida parceria com os proprietários rurais e fornecedores de cavaco da região norte do Rio Grande do Sul.
Com apoio da Embrapa Florestas, Emater Regional Erechim e Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), o Programa Regional de Energia Renovável tem por objetivo tornar o Grupo Olfar autossuficiente na produção de biomassa florestal para a geração de vapor e energia.
Estrategicamente desenvolvido para integrar os silvicultores à cadeia industrial, o projeto vai além da necessidade de suprir a demanda de matéria-prima, promovendo vantagens econômicas, sociais e ambientais para toda a região.
Além do destaque para os ganhos ambientais, o reflorestamento permite ao produtor aproveitar áreas improdutivas, inadequadas à agropecuária, complementando as atividades da propriedade rural.
A Olfar conta com Engenheiro Florestal e equipe técnica especializada para dar suporte na estruturação do plantio e no desenvolvimento das florestas de Eucalipto, levando aos silvicultores conhecimento e tecnologia para aprimorar o sistema produtivo. Para garantir a eficiência operacional, também contamos com sistemas mecanizados para a derrubada, processamento e logística própria, o que viabiliza e otimiza o transporte da biomassa.
Semear consciência, esse é o compromisso do Grupo Olfar.
Mais do que estabelecer estratégias, a sustentabilidade está na essência, na forma de pensar e de agir. Acreditando nessa filosofia, o Grupo Olfar criou o Programa Sou Olfar, Sou Sustentável, que atua em prol da preservação ambiental. O programa promove ações e iniciativas diferenciadas que buscam reforçar a necessidade de mudar hábitos e atitudes, aliando a integração entre empresa, colaboradores e a comunidade. Algumas ações já realizadas:
O Grupo Olfar trabalha com uma plataforma para assinatura digital em conformidade com todas as legislações atuais, inclusive com a Lei Geral de Proteção de Dados.
De acordo com o número de documentos assinados e transitados de forma eletrônica, são gerados índices de CO2 evitado, água e árvores preservadas.
A parceria com o produtor inclui a orientação para o desenvolvimento da agricultura de forma responsável. No âmbito dos insumos, todo produtor rural brasileiro que faz uso de defensivos agrícolas necessita dar o destino correto às embalagens. Este processo é conhecido como logística reversa.
A Olfar adota uma postura com o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria e canais de distribuição. Desta forma, realiza anualmente a campanha de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos, em toda a região de atuação, disponibilizando pontos de recolhimento nas unidades de recebimento de grãos.
O material recolhido é destinado para o descarte correto, em parceria com empresas certificadas.
Números da ação em 2021
unidades de embalagens de defensivos
unidades de embalagens plásticas flexíveis
unidades de embalagens de papelão
cargas de caminhão truck
Decorrente de um processo inovador, a Olfar trata seus efluentes através de sistemas de filtragem por membranas. Utilizando esta tecnologia pioneira, todos os efluentes gerados na empresa retornam aos processos com qualidade de água para reuso através de sistema fechado. Aliado a isso, a empresa busca minimizar os resíduos gerados, através da utilização de tecnologias limpas.
No complexo fabril, o Grupo Olfar implementou um sistema de circuito fechado onde toda água utilizada na indústria é tratada e retorna para o processo, sendo reaproveitada, em um ciclo contínuo. Uma pequena parcela que não é reaproveitada, é destinada para um sistema de evaporação, diminuindo a quantidade do efluente final.
Para o tratamento de água para caldeira, a empresa trabalha com a osmose reversa, um dos sistemas mais eficientes disponíveis atualmente no mercado.
Além disso, é disponibilizado cisternas para coleta e armazenamento de água da chuva, que é utilizada em diversos pontos da empresa.
A Olfar busca evoluir constantemente na melhoria da eficiência energética. Para isso, o Grupo Olfar conta com a Usina Termoelétrica Energir, que gera energia elétrica e vapor para abastecer a planta da matriz a partir da biomassa de eucalipto, uma fonte limpa e renovável.
Além disso, a empresa aplica boas práticas para o uso racional da energia em todos os seus processos, desde a aquisição de máquinas e equipamentos com fator de alto rendimento, até as mudanças mais simples, mas que fazem a diferença, como a substituição dos tipos de lâmpadas e, principalmente as ações de conscientização junto aos colaboradores através do programa Sou Olfar, Sou Sustentável.
A adoção de práticas sustentáveis na gestão da frota também faz parte do processo de transformação responsável e consciente. O setor logístico controla a renovação e a manutenção periódica da frota, implementando novas tecnologias e recursos como o S10 e Arla, que reduzem consideravelmente os efeitos poluentes.
O Grupo Olfar acredita na transformação positiva da sociedade apoiada em princípios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Para isso, estabelece condutas e diretrizes socioambientais, disponíveis em seu Código Verde.
Responsabilidade
Social
Desde a sua criação, a vinculação com a comunidade e o compromisso com o desenvolvimento regional foram incorporados à natureza da Olfar. Para isso, as ações da empresa são baseadas no comprometimento em promover atividades com excelência e inovação, e pela constante busca em estimular os agentes que integram a cadeia produtiva, seja por meio do desenvolvimento dos municípios da sua área de atuação, assim como de milhares de pessoas, através da geração de emprego e renda.
Além disso, a Olfar incentiva, de forma permanente, projetos sociais e promove campanhas que buscam beneficiar a comunidade e entidades onde a empresa está inserida, como: auxílio ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Erechim, ao Programa Nacional de Apoio à Cultura e ao Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, por meio das leis de incentivo e apoio aos hospitais e doações de roupas e alimentos às entidades e famílias em situação de vulnerabilidade.
Concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este selo confere à Olfar o caráter de promotora de inclusão social dos Agricultores Familiares. Além de beneficiar diretamente os produtores, atendendo as exigências necessárias na compra de matéria prima originada nessas propriedades rurais, a Olfar proporciona, através de seus técnicos agrícolas, assistência e capacitação gratuitas àqueles que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).
Solidariedade Olfar
SOS RS
A Olfar, comprometida com a transparência e responsabilidade social, apresenta a prestação de contas dos valores arrecadados através do Pix Solidário. Este fundo foi criado para apoiar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, que devastaram diversas comunidades.
Agradecemos o apoio dos nossos parceiros de negócios Agrow, Ubyfol e UbyAgro, aos nossos colaboradores e a todas as pessoas físicas e jurídicas que, com suas doações, estão ajudando a transformar e reconstruir vidas.
Abaixo você encontrará detalhes sobre as doações recebidas, o destino dos recursos e os resultados das ações realizadas. Nosso objetivo é garantir que cada contribuição seja aplicada de maneira eficiente e impactante, promovendo a reconstrução e assistência às famílias afetadas.
Dólar
Este documento visa registrar a manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o Titular concorda com o tratamento de seus “Dados” (pessoais, comerciais, bancários, financeiros, profissionais, entre outros) de acordo com o descrito na Política de Privacidade do Grupo Olfar.
A Política de Privacidade do Grupo Olfar, está disponível para consulta, sempre que desejado pelo Titular através do site wwww.olfar.ind.br. Em caso de qualquer dúvida em relação ao uso dos “Dados”, o Titular poderá entrar em contato, por meio dos canais de atendimento:
E-mail: privacidadededados@olfar.ind.br
Telefone: +55 54 2106-2600 ou +55 54 99714-1606
Pessoa responsável: Priscila da Paz Vieira – Coordenadora de ESG
Ao declarar que concorda com o presente termo, o Titular consente que as empresas do Grupo Olfar (Olfar S/A – Alimento e Energia e Energir Geração de Energia Elétrica Ltda), doravante denominadas Controladoras tomem decisões referentes ao tratamento de seus “Dados”, bem como realizem o tratamento de seus “Dados”, de acordo com o descrito na Política de Privacidade do Grupo Olfar.
1. Segurança dos Dados: As Controladoras responsabilizam-se pela manutenção de medidas de segurança, técnicas e administrativas aptas a proteger os “Dados” do Titular, de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas. Em conformidade ao art. 48 da Lei nº 13.709, as Controladoras comunicarão ao Titular e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) a ocorrência de incidente de segurança que possa acarretar risco ou dano relevante ao Titular.
2. Direito de Revogação do Consentimento Este consentimento poderá ser revogado pelo Titular, a qualquer momento, respeitadas as disposições legais quanto à obrigação de manter a guarda de eventuais documentos, mediante solicitação formal, entregue via e-mail ou correspondência às Controladoras para os seguintes endereços: E-mail: privacidadededados@olfar.ind.br Endereço: BR 153, km 53, S/N, Frinape, Erechim/RS- CEP 99.709-780 – A/C: Comitê LGPD.