Energia Renovável: nosso compromisso com o planeta

Data
28 de abril de 2021

Nos últimos dias 22 e 23 de abril, a Cúpula do Clima, organizada pelo presidente dos Estados Unidos Joe Biden, reuniu as lideranças de 40 países, incluindo o Brasil, para discutir e estimular a criação de estratégias por parte das maiores economias para combater o aquecimento global.

As mudanças climáticas são, predominantemente, resultado da emissão na atmosfera de grandes quantidades de poluentes e gás carbônico. Os efeitos podem levar à escassez de água, à redução na produção de alimentos, além de todos os impactos relacionados ao clima, como os incêndios florestais, inundações, tempestades, ondas de calor, secas intensas.

A realização da Cúpula resgata e reforça a urgência de ações de enfrentamento à essa crise global do clima e de preservação ambiental.

 

Para a Olfar, atuar de forma consciente, segura e sustentável é mais que um compromisso: está na essência, na forma de pensar e agir. No mês de março, a empresa recebeu a atualização do Certificado de Consumo de Energia Renovável, que comprova que, desde 2017, a energia elétrica consumida é proveniente de fonte limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente.

O Grupo conta com a Usina Termoelétrica Energir, que gera energia e vapor para abastecer toda a planta da matriz, em Erechim/RS, a partir da biomassa de eucalipto de reflorestamento.

A certificação também quantifica e gerencia a redução da emissão de gases de efeito estufa. Com a utilização de energia de fonte renovável, a empresa reduziu 617,104 toneladas de CO2 na realização de suas atividades no ano de 2020, totalizando 2.400,936 tCO2e desde janeiro de 2017.

Considerando apenas o volume de 2020, o resultado dessa diminuição de emissão equivale a:

 

Obter uma matriz energética ambientalmente limpa e sustentável faz parte dos princípios da empresa. Impulsionar soluções que ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e os impactos ao meio ambiente é um compromisso e a contribuição da Olfar para manter a preservação e a qualidade de vida nas próximas décadas.